Quais as diferenças entre a NF-Laser e a NF-Eletrônica (NF-e)?

R: A NF-Laser é um processo, regulamentado nacionalmente desde 1995, que possibilita às empresas fazerem a impressão e emissão simultânea de suas notas fiscais (tornando-se um impressor autônomo). A empresa não mais utilizará um formulário pré-impresso, mas folhas de papel de segurança. A quantidade de vias e o tratamento destas continuam da mesma forma que na impressão matricial.

Já a NF-e ainda é um projeto piloto que está em fase de melhorias e regulamentação. Enquanto qualquer empresa pode solicitar um Regime Especial para emissão de NF-Laser, para a NF-e as empresas precisam se cadastrar e esperar por um “convite” para entrarem no projeto piloto.

Preciso ter a NF-Laser em minha empresa antes da NF-e?

R: Não, contudo é recomendado. O processo de impressão de NF-Laser é o mesmo da DANFE, portanto se o cliente já tiver a NF-Laser em operação, uma futura migração para NF-e será muito mais rápido e pouco traumático. Além disso a inscrição para o processo de NF-e prevê que o contribuinte opere em concordância com o convênio ICMS 58/95 que trata do impressor autônomo.

O que é o DANFE?

R: DANFE é a abreviação de Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. É o documento que deve ser impresso e seguir juntamente com as mercadorias que estarão em circulação. A grosso modo é o equivalente à primeira via de Nota Fiscal.

Com a NF-e eu vou deixar de imprimir?

R: Esse é um mito que precisar ser quebrado. Com a NF-e a impressão de documentos não será eliminada. A impressão da DANFE é necessária para a circulação de mercadoria e, em regime de contingência, deverá ser impressa em duas vias, em papel de segurança. A NF-e apenas reduzirá o volume de impressão de documentos.

Não haverá necessidade do uso de papel de segurança com a NF-e?

R: Haverá, só que em menor quantidade. A regulamentação do projeto piloto, até então em vigor, prevê que, em regime de contingência a DANFE deverá ser impressa em duas vias, em papel de segurança.

O que minha empresa ganha ao implantar a NF-Laser?

R: São diversos os ganhos com a implantação de NF-Laser: melhoria tecnológica, benefícios nas áreas de faturamento, logística, comercial, cobrança, entre outros. Muitas empresas que fizeram um projeto de NF-Laser bem estruturado tiveram o retorno do investimento em menos de 6 meses.

Qual o volume mínimo de NF mensais que minha empresa deve imprimir para que eu tenha benefícios financeiros com a implantação de um processo de NF-Laser?

R: não existe um número mágico. Evidentemente quanto maior o volume mensal de emissão de documentos, mais fácil demonstrar e comprovar os ganhos. Contudo existem muitos ganhos acessórios que não estão atrelados ao volume de emissão de notas fiscais. Podemos fazer um estudo para sua empresa para que seja mais fácil identificar a viabilidade do projeto.

Devo esperar pela NF-e ou vale à pena implantar a NF-Laser já?

R: Não há porque esperar pela NF-e. A NF-e é um projeto do governo, cujo principal objetivo é reduzir a sonegação fiscal. Benefícios secundários serão sentidos pelas empresas que implantarem a NF-e de forma inteligente. As empresas que participam do projeto piloto de NF-e devem emitir a NF-e em paralelo com a NF-Laser; ou seja, por enquanto, o trabalho é dobrado. A NF-Laser, contudo, pode ser implementada já, sem esperar um “convite” oficial. Os benefícios podem ser colhidos desde já, os processos melhorados sem esperar. Adicionalmente, quando sua empresa decidir (ou for “obrigada”) a migrar para a NF-e, tudo será muito fácil.